Quem sou eu

Campinas, S. Paulo, Brazil
Historiador, Mestre em História Social (USP). Autor de "A presença oculta. Genealogia, identidade e cultura cristã-nova brasileira nos séculos XIX e XX": co-autor do "Dicionário Sefaradi de Sobrenomes / Dictionary of Sephardic Surnames" , "B.J. Duarte, caçador de imagens" e “Os primeiros judeus de S. Paulo - uma breve história contada através do Cemitério Israelita de Vila Mariana”.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Sou flaneur por vocação familiar. Minha Mãe aos setenta anos caminhava a pé de 15 a 30 km sem demonstrar fadiga e com o maior interesse pela paisagem. Talvez seja herança daqueles parentes nossos que zanzaram pelo deserto algumas décadas, façanha que lhes deu oportunidade para aparecer em cenas de multidão num filme de Cecil B. DeMille. Minhas caminhadas pelas ruas são divertidas, olho os outdoors, ouço as conversas alheias e vou pegando os folhetos que me dão e que coleciono. Eis alguns: 1 - Na Praça da República em S. Paulo, em 1999, um jovem me oferece a defesa de um político acusado de ladrão: “CANALHAS (…) Os Frias, donos da Folha de S. Paulo, do Matusa ao Trêfego, não escaparão ao último pelourinho (…) PITTA moraliza”. 2 - Na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro, o amigo Beijoqueiro passa o seu manifesto, em 2006: “(…) Meus queridos fazendeiros do Brasil, por favor, me mandem um boi vivo para mim, para que eu possa fazer um churrasco em todas as favelas do Rio de Janeiro (...) Prefeita Aparecida Parrincê por favor renuncie para bem do meu querido povo de São Gonçalo, já vai tarde, va lavar roupa que talves (sic) o faça com mais prazer, os moradores de são (sic) Gonçalo já estão de saco cheio da senhora, tome aquele chá de se mancol (...)” 3 - Na rua Francisco Glicério, Campinas, um desconhecido em 2010: “O NOVO PRECURSOR DE DEUS (…) ATENÇÃO POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO. Eu (...), brasileiro, aposentado, divorciado e domiciliado em Campinas – São Paulo, venho por meio desta DECLARAÇÃO ABDICAR DO MEU POSTO DE Precursor e Profeta de Deus (…) Marcos Gomes da Silva O Verdadeiro profeta Elias”. É minha antena para saber como o Mundo gira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário