Quem sou eu

Campinas, S. Paulo, Brazil
Historiador, Mestre em História Social (USP). Autor de "A presença oculta. Genealogia, identidade e cultura cristã-nova brasileira nos séculos XIX e XX": co-autor do "Dicionário Sefaradi de Sobrenomes / Dictionary of Sephardic Surnames" , "B.J. Duarte, caçador de imagens" e “Os primeiros judeus de S. Paulo - uma breve história contada através do Cemitério Israelita de Vila Mariana”.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

GENEALOGIA BRASILEIRA (II): ARIANO SUASSUNA

1. ARIANO VILLAR SUASSUNA nasceu no Palácio da Redenção (Obrigado pela correção, Martinho Jr.), N. Srª das Neves (hoje João Pessoa), 16/06/1927, filho de João Urbano e Rita de Cássia. Advogado, professor e escritor. Membro da Academia Brasileira de Letras

PAIS:
2. JOÃO URBANO PESSOA DE VASCONCELOS SUASSUNA, morreu assassinado no Rio de Janeiro, 19/01/1886 – 09/10/1930, filho de Alexandrino e Joana Francisca, juiz em Umbuzeiro e Monteiro, procurador da Fazenda Nacional, deputado e governador da Paraíba.
3. RITA DE CÁSSIA DANTAS VILLAR, nasceu em Taperoá e morreu em Recife, 21/02/1896 – 26/04/1990, filha de Gabriel e Afra.

AVÓS:
4. ALEXANDRINO FELÍCIO SUASSUNA, “Pai Didido”, nasceu em Martins, RN e morreu em Catolé do Rocha, grande proprietário rural.
5. JOANA FRANCISCA PESSOA DE VASCONCELOS, “Mãe Joaninha”, 1852 – 07/10/1938, filha de Bevenuto José e Ana Francisca.
6. GABRIEL DE ARAÚJO VILLAR, + 1904, filho de Adeodato e Olímpia Josefa.
7. AFRA DANTAS DE VASCONCELLOS, 1873-1917, filha de Antonio e Rita de Cássia.

BISAVÓS:
8. RAIMUNDO FRANCISCO DE SALES SUASSUNA, “Raimundo Doido”, nascido em Pernambuco, primo de um governador do RN, proprietário rural.
9. MARIA FELÍCIA ..................., nascida em Martins, RN.
10. BEVENUTO JOSÉ PESSOA DE VASCONCELOS, filho do Padre Felipe e Maria Sancha, proprietário rural.
11. ANA FRANCISCA XAVIER DE FIGUEIREDO, “Mãe Dondon”, filha de Manoel de Cristo.
12. ADEODATO VILLAR DE ARAÚJO
13. OLIMPIA JOSEFINA............................
14. ANTONIO DANTAS DE GÓIS MONTEIRO, 1849-1888, filho de José e Isabel Rita, proprietário rural na Serra do Teixeira.
15. RITA DE CÁSSIA PESSOA DE MELLO, 1851-1877

OUTROS ANCESTRAIS:
20. PADRE FELIPE JOSÉ PESSOA DE VASCONCELOS, natural de Goiana, sacerdote em Catolé do Rocha.
21. MARIA SANCHA BENIGNA, “Didinha”, morreu em 1846.
22. MANOEL DE CRISTO GRANGEIRO E MELO, músico pernambucano, compositor sacro, fundou em Areia, a primeira banda de música local. È o avô paterno do pintor PEDRO AMÉRICO.
28. JOSÉ DANTAS CORREIA DE GÓIS, 1798-1879, filho do Capitão Anta e Josefa Francisca, proprietário rural, agricultura e pecuária, no Jabre.
29. ISABEL RITA CAETANA, “Belinha”, filha de Manuel e Maria de Jesus.
56. ANTONIO DANTAS CORREIA DE GÓIS, “Capitão Anta”, filho de José e Teresa, grande proprietário rural, fundador da cidade de Teixeira. “Gostava muito de andar de espada”. Familiar do Santo Ofício, FSO (1804).
57. JOSEFA FRANCISCA DE ARAÚJO E ALMEIDA, filha de João e Maria Francisca, natural de Nossa Senhora dos Milagres, de s. João do Cariri.
58. MANUEL PEREIRA MONTEIRO, 3º, 1771-1861, filho de Manuel e Joana, proprietário rural no Rio Grande do Norte.
59. MARIA DE JESUS JOSÉ DA ROCHA, 1785-1854, natural de S. Lourenço da Mata, Pernambuco, proprietária do Engenho Pindobal em Paudalho, filha de Bernardo e Maria Rita.
112. JOSÉ DANTAS CORREIA FILHO, filho de José e Isabel, fixou-se na cidade da Paraíba.
113. TERESA DE GÓIS E VASCONCELOS, filha de Lourenço e Joana.
114. JOÃO DE ARAÚJO E ALMEIDA, Cavaleiro da Ordem de Cristo, COC, natural de Braga, Portugal.
115. MARIA FRANCISCA BENEDITA, filha de Manuel e Ana.
116. CAPITÃO MANUEL PEREIRA MONTEIRO, 2º, filho de Manuel e Tereza. Em 1761 os Pereira Monteiro recebem do governador Francisco Xavier de Miranda Henriques a autorização para explorarem a agricultura na serra do Teixeira, PB.
117. JOANA TAVARES DE JESUS
118. BERNARDO JOSÉ LOPES DE MORAIS, português, Senhor dos Engenhos Pindobal e Ramos, em Paudalho, Pernambuco.
119. MARIA RITA CAETANA DA SILVEIRA
224. SARGENTO-MÓR JOSÉ DANTAS CORREIA, nasceu em Barcelos, Portugal,1684. Senhor do Engenho Fragoso em Olinda.
225. ISABEL DA ROCHA MEIRELES, portuguesa.
226. TENENTE-CORONEL LOURENÇO GÓIS E VASCONCELOS, português, (mesma família do Barão de Icó).
227. JOANA ......................................
230. MANUEL RODRIGUES PIQUET, português e residente na cidade da Paraíba.
231. ANA COELHO BARRETO
232. MANUEL PEREIRA MONTEIRO, em 1726 chegou ao Seridó para receber a doação de terras de seu tio Manuel Barbosa de Freitas, cunhado dos Oliveira Ledo.
233. TERESA TAVARES DE JESUS

8 comentários:

  1. Excelente artigo.Eu sou Dantas e nao vejo conexao do nome com a lista sephardica. Mais os Correia de Gois sao, Seria isto a razao do nome Dantas ter se perpetuado no lugar dos Correia de Gois.Eu tambem vi muita uniao dos Dantas com nomes sepharaditas.Obrigada pelo artigo.Todah rabah, tov meod.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Paulo Valadares:

    Excelente o blog. Um verdadeiro oásis no imenso deserto da genealogia no Brasil. Na narrativa genealógica do escritor paraibano Ariano Suassuna ocorreu um pequeno equívoco, qual seja, ele nasceu no Palácio da Redenção (e não Ressureição como grafado no blog). Referido palácio é até hoje a sede do governo do Estado da Paraíba, estando localizado na Praça Presidente João Pessoa (também chamada Praça dos Três Poderes) no centro da capital paraibana.

    ResponderExcluir
  3. meu pai é paraibano de catolé do rochacomo ele saiu de lá ainda criança nós filhos não sabemos a origem do nosso sobrenome pois o dele é martins eo da nossa tia é dantas.poderia me responder onde essas famílias se encontram?

    ResponderExcluir
  4. Estou a procura da origem dos meus sobrenomes MORAIS LOPES. “ BERNARDO JOSÉ LOPES DE MORAIS, português, Senhor dos Engenhos Pindobal e Ramos, em Paudalho, Pernambuco”.Me fez pensar se teria alguma ligação. sei através de parentes que meu bisavô era portugues MANOEL LOPES (CAPITÃO MANOEL LOPES)dono da usina beleza em TELHAS,MAMANGUAPE-PB.
    Pai de MANOEL CIPRIANO LOPES .
    Meu pai RAIMUNDO CIPRIANO LOPES.
    Minha mãe é MORAIS .
    Meu nome ROSI DE MORAIS LOPES.
    Meu e-mail: rrpz@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu amigo!
      Gostaria de lhe fazer algumas perguntas, sabe qtos filhos seu bisavô teve e os nomes deles?
      Qual a idade do senhor seu pai?
      Me chamo Adeilton LOPES e meu avô era paraibano se chamava Sebastião Lopes
      adeiltonlopez@gmail.com

      Excluir
    2. Boa noite meu amigo!
      Gostaria de lhe fazer algumas perguntas, sabe qtos filhos seu bisavô teve e os nomes deles?
      Qual a idade do senhor seu pai?
      Me chamo Adeilton LOPES e meu avô era paraibano se chamava Sebastião Lopes
      adeiltonlopez@gmail.com

      Excluir
  5. Paulo, os Suassunas da Academia Suassuna descendiam do mestre de campo Luis Xavier Bernardo, cristão novo.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Meu nome é Adeilton LOPES, e tenho muito interesse sobre minhas origens,meu avô se chamava Sebastião Anselmo Lopes, nascido em 1910/no estado da Paraíba,faleceu aos 100 anos, filho único, foi criado pela mãe e os avós, dizia ter família em Sousa,patos e malta, tinha alguns tios não sei quantos. Sai de casa e casou se com Maria Emília de paulino e foi viver em tenente ananias, depois disso perdeu contato com a familia.
    Era difícil questioalo, pois devido a idade e problemas de saúde as muitas as vezes lhe faltava a memória. Se essa história lhe trouxer algum tipo de recordação por favor entre em contato. Meu email é Adeiltonlopez@gmail.Com

    ResponderExcluir